domingo, 1 de dezembro de 2013

A Miséria Do Historicismo segundo Karl Popper



No início de seu livro Popper 

(https://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Popper) faz sua dedicatória do 

livro A MISÉRIA DO HISTORICISMO:

"Em memória de homens e mulheres, de todos os credos, nações e raças, que, em número incontável, tombaram vítimas da crença fascista e comunista em Inexoráveis Leis de Destino Histórico."

Segue algumas citações desta obra:

"A tese fundamental deste livro - a de que a crença no destino histórico é pura superstição e de que não há como prever, com os recursos do método científico ou de qualquer outro método racional, o caminho da história humana - remonta ao inverno de 1919-20."

"O curso da história humana é fortemente influenciado pelo crescer do conhecimento humano."

"Não é possível predizer, através de recursos e métodos racionais ou científicos, a expansão futura do nosso conhecimento científico."

"Não é possível, consequentemente, prever o futuro curso da história humana."

"O historicismo aniquila-se."

"Se o conhecimento humano cresce, não há como antecipar hoje o que tão-somente saberemos amanhã."

"Nenhuma sociedade pode predizer, cientificamente, seus futuros estágios de conhecimento."

"As Ciências Sociais ainda não encontraram seu Galileu."

"Não pode haver História sem haver um ponto de vista."

"A esperança de que se venha, algum dia, a descobrir as leis do movimento da sociedade, exatamente como Newton descobriu as leis de movimento dos corpos físicos, é apenas fruto de todos os mau-entendidos já citados."


fonte textos: POPPER, Karl - A MISÉRIA DO HISTORICISMO - ED CULTRIX - SÃO PAULO - 1993


[Nas últimas semanas, tenho pensado, algumas vezes, sobre quais seriam as implicações de ter lido esta obra antes de realizar o curso de Graduação em História (que terminei em 2009). Neste livro, nem tão extenso, Popper, desconstrói, desmistifica, destrói todo conjunto de ideias, proposições, teorias, correntes filosóficas, dentro da História, que busca a existência de leis racionais para explicá-la e até mesmo prevê-la. Se tivesse lido o livro penso que estaria mais preparado para o curso! Mas, estaria menos motivado, sim bem menos motivado e "romântico" em relação à História. Meu trabalho de conclusão de curso (monografia) foi sobre o Positivismo, trabalho este que deu origem no meu primeiro livro:

Depois de escrever o livro, participei de debates on line e também, com entusiastas de Comte. Senti e vi, notadamente, a força das ideias de progresso, pensamentos historicistas, crenças em algum controle ou compreensão da grande complexidade histórica, inclusive para prever o futuro. Popper fala sobre as tendências mas é enfático e forte em seu argumento:

"Tendências não são leis." ]


adquira um exemplar: www.publit.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manifeste sua opinião, identifique-se, seja ético, ajude a construir o blog!