terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Ei! Comte! Conte outra...


Segundo Comte (OS PENSADORES, 1996):

"A verdadeira filosofia se propõe a sistematizar, tanto quanto possível, toda existência humana, individual e, sobretudo coletiva, contemplada ao mesmo tempo nas três ordens de fenômenos que caracterizam pensamento, sentimentos e atos. Sob todos esses aspectos, a evolução fundamental da humanidade é necessariamente espontânea, e a exata apreciação de sua marcha natural é a única a nos fornecer a base geral de uma sábia intervenção."

fonte:  OS PENSADORES. Augusto Comte. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
Exagero? Delírio? Deslumbramento de uma mente que era "apaixonada" pela elite, pelos banqueiros, pelas transformações sociais da Revolução Industrial? Bem, vamos com calma... Para responder ao amigo Augusto Comte, outro amigo: Kierkegaard...

"Certo pensador eleva uma construção imensa, um sistema, um sistema universal que abraça toda a existência e história do mundo, etc., - mas se alguém atentar na sua vida privada, descobre com pasmo este enorme ridículo: que ele próprio não habita esse vasto palácio de elevadas abóbadas, mas um barracão lateral, uma pocilga, na melhor das hipóteses o quartinho do porteiro! E zanga-se se alguém ousa uma palavra para lhe fazer notar essa contradição. Pouco lhe importa viver no erro, conquanto que construa o seu sistema... ajudado por esse erro. (KIRKEGAARD, 2007, p. 45)."

fonte: KIRGKEGAARD, Sören. O desespero humano. Tradução Alex Marin. São Paulo: Martin Claret, 2007



Bem, todos são livres para pensar e se manifestar sobre  o pensamento de Comte, muitíssimo influente no Brasil... Então, tirem suas conclusões e que sejam mutantes!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manifeste sua opinião, identifique-se, seja ético, ajude a construir o blog!